quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Salvador vai de bike. Vai mesmo? Vai como?

Hoje, finalmente, consegui usar pela primeira vez uma laranjinha e me arrisquei pelas ruas de Salvador. Se eu disser que foi divertido, estarei mentindo. Mas foi interessante, pelo menos para conhecer.
É muito, muito complicado dividir espaço com os carros e ônibus. Ainda mais considerando que a bicicleta não tem retrovisor e que, como você deve andar no mesmo sentido que os carros, não vê o que vem logo atrás #láele mas às vezes consegue perceber os sinais de luz dos motoristas de ônibus estressados. Também é complicado andar à direita da via, porque o asfalto é muito irregular, há um grande perigo de você se desequilibrar. E ainda tem de lidar com os motoristas esquizofrênicos que, quando passam por você, buzinam. Na certa acham que estão te alertando de alguma coisa. 
Aí eu descobri que não tem nenhuma estação na Barra. Eu tinha lido algo sobre a desativação de uma estação, mas não sabia exatamente qual era. Achei que havia mais de uma estação na Barra. Nunca poderia imaginar que, depois de Ondina, a próxima era a da Centenário. Ou seja, não consegui ir e voltar em meia hora e tive de pagar R$5,00. Por que não deixar a estação no Porto, já que de lá as pessoas podem ir para a Vitória, Centenário...
No entanto, pior do que os carros, do que os ônibus, do que os buracos, do que o asfalto irregular, do que a insuficiência de estações, são os pedestres. Sim, os pedestres, essa raça de gente sem noção que acha que pode andar em qualquer lugar, de qualquer jeito, a qualquer hora. Sim, esse bando de imbecil que mesmo tendo um passeio todo livre à sua disposição, prefere andar na rua e não sair da frente quando a bicicleta vai em sua direção. Sim, esse monte de gente ignorante que escolhe se jogar no meio dos carros a atravessar a rua na faixa, ainda que esteja andando em direção a ela. Sim, esses mesmos que, quando são atropelados porque estavam fazendo merda, ainda colocam a culpa no motorista. Meu sonho é que chegue o dia em que pedestres serão multados da mesma forma que os veículos #prontofalei
Para concluir, vou dizer o óbvio: precisamos todos ser educados. Precisamos aprender a lidar com os maiores e com os menores. Os ciclistas não precisam afrontar os carros, da mesma forma que os pedestres não precisam andar no meio da rua sem sair da frente quando uma bike vem em sua direção, somente para mostrar que ele tem prioridade ou sei lá o que é que passa na cabeça de um idiota que prefere se arriscar ao invés de andar na calçada. 
Não sei se vou mais andar de bicicleta fora da ciclofaixa, porque o que era para ser diversão vira estresse, e aí perde a graça. Ainda mais do jeito que a Barra está, com essas obras todas. Fui tentar dividir espaço com os pedestres, praticamente andando com a bicicleta, e ganhei foi um roxo na perna, além de um imbecil curtindo com a minha cara, porque tive de frear de vez, já que ele resolveu que queria andar rebolando na frente da bike. A mente humana realmente é um mistério.

3 comentários:

  1. O posto do Porto da Barra foi desativado em função das obras na região. Voltará logo após a reforma. :)

    ResponderExcluir
  2. Eu sei que a região está em obras. Mas tem espaço até perto do posto policial para colocar as bikes. Enfim...

    ResponderExcluir
  3. Irmã, como é bom ver você escrevendo tão bem o que sinto ao andar de bike aqui em Brasília, pq sim, os carros e pedestres são exatamente iguais aqui, andam na rua ou até pior, na ciclovia. Faça como eu, faça terapia, mas por via das dúvidas, aprenda a bater nos pedestres sem cair.

    ResponderExcluir