domingo, 13 de maio de 2012

Peso na consciência (ou manual prático para encarar a balança sem erros)

Nessas últimas semanas li algumas notícias que me chamaram bastante a atenção.
A primeira diz respeito à neurose da balança. 
Uma pesquisa mostrou que as pessoas mais insatisfeitas com seu corpo se pesam mais e sobem na balança para saber não só o peso, mas o quanto podem comer ou quanto precisam fazer de exercício.
A atitude de se pesar demais não significa que a pessoa tenha um transtorno alimentar, mas pode ser um alerta, que precisa ser analisado de forma conjunta com outros fatores, como a preocupação exagerada com o físico, se a pessoa pauta a vida pela pesagem ou se fica angustiada se não se pesa.
A reportagem fala ainda da variação de peso diária, das comidas que fazem com que haja mais retenção de líquidos e, com isso, o peso aumente, bem como a influência do intestino, hormônios e exercícios físicos no peso. Lembra ainda que 70% de nosso corpo é formado de água, ou seja, mais água e menos xixi fazem a diferença no ponteiro da balança. até um almoço ou jantar podem impactar imediatamente no peso, mas esse ganho não é real.
A gordura é metabolizada rapidamente, mas somente em 03 ou 04 dias para saber se uma pessoa ganhou peso. Ou seja, se enfiou o pé na jaca hoje, somente na quarta-feira para você ter a real dimensão do prejuízo. Por isso os médicos não recomendam a pesagem diária, mais de uma vez por dia ou após exercícios físicos.
Seguem algumas dicas:
1) A pesagem deve ser feita semanalmente ou quinzenalmente, para diminuir a influência de fatores como retenção de líquido.
2) O melhor horário para se pesar é pela manhã, após ir ao banheiro e antes de comer eu já faço isso e ainda esvazio os pulmões hehehehe 
3) O ideal é se pesar nuzinho, pelado, nu com a mão no bolso. Se não der, pese-se sempre com a mesma roupa ou o mesmo tipo.
4) Escolha sempre o mesmo dia da semana para a pesagem. Se tem o costume de enfiar o pé na jaca no final de semana, pese-se na quinta ou na sexta.
5) Use sempre a mesma balança. Ainda que ela não esteja muito certa, você consegue acompanhar a variação.
6) Evite se pesar após a sauna ou atividade física. A perda de líquido faz com que o peso mostrado não seja real.
7) Mulheres que têm inchaço durante TPM devem evitar se pesar nesse período aliás, é melho esconder a balança. Vai que....
A segunda reportagem tem a ver só só para constar que estou cansada de ler que alguma coisa tem haver com outra. E ponto. com essa última dica. A TPM é apontada como culpada pelo insucesso de muitas dietas. Mas, segundo a reportagem, quando o peso aumenta nesse período é por conta da retenção de líquidos, causada pela progesterona. Ou seja, TPM não engorda, mas faz inchar, normalmente não mais de 1kg.
A frase clássica "eu não engordei, mas ganhei massa muscular" também é questionada, pois o ganho de peso em duas ou três semanas de exercício provavelmente não diz respeito ao aumento de massa muscular.
1kg de músculo é um desempenho excepcional para aqueles que têm uma condição física favorável e fazem uma suplementação de proteína. Para os demais, são necessários 05 meses de atividade física regular para se ganhar 500g de músculos.
Resumo da ópera: vamos malhar, fazer musculação e encarar a balança uma vez na semana. E claro, encontrar a felicidade em algo mais do que comida. Mas não vamos esquecer que, em vários momentos, nossa felicidade estará incrivelmente ligada a seus cheiros, cores, texturas e sabores. Aí a gente deixa a balança para a semana seguinte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário