domingo, 12 de maio de 2013

O Dia Dela

Mãe (Mário Quintana)

Mãe... São três letras apenas
As desse nome bendito:
Também o Céu tem três letras...
E nelas cabe o infinito.
Para louvar nossa mãe,
Todo o bem que se disse
Nunca há de ser tão grande
Como o bem que ela nos quer...
Palavra tão pequenina,
Bem sabem os lábios meus
Que és do tamanho do Céu
E apenas menor que Deus!

Hoje é dia das mães. Apesar da data ter um apelo mercantilista que só perde para o Natal, acho massa o tanto de homenagens sinceras que vejo aqui e ali. São tirinhas, textos, fotos, desenhos, tudo para agradecer e dizer o quanto essas mulheres são importantes em nossas vidas. E já que não sei desenhar, eu escrevo. Minha mãe sabe o quanto ela é importante para mim. E ainda que ela saiba, é preciso dizer. E ainda que eu diga, as palavras não serão suficientes. Porque ser mãe extrapola o limite da racionalidade. Porque ser mãe é equilibrar sentimentos e pensamentos subjetivos de forma objetiva. Porque não basta amar. Nunca bastou. É preciso ensinar, orientar, educar. É preciso preparar: para a vida, para o mundo. É preciso proteger, mas também é preciso soltar, dar liberdade. Não é porque é minha mãe não, mas ela fez isso tudo muito bem.
E mesmo que depois de muitos anos a gente entenda que nesse processo houve erros e acertos, temos a certeza de que ela fez tudo que podia por nós. E que faria como ainda faz de novo, e de novo.
E hoje, que ela também precisa de ajuda, cuidados e até orientações, acabamos por perceber o quanto esse papel pode ser difícil, trabalhoso e cansativo. E que de forma nenhuma é poético e belo todo o tempo. Que muitas vezes a mãe teve vontade de sumir. Que até pode ter passado pela cabeça dela não ter sido mãe. E quem pode condenar uma mulher que se vê às voltas com filhos, marido, casa e carreira para conciliar? Não percamos de vista que esse arremedo de equilíbrio nas relações entre homens e mulheres é coisa recente. 
Então, que os agradecimentos por essas mulheres que dedicaram parte da vida delas a preparar os alicerces das nossas não sejam palavras ou imagens vãs postadas no Facebook. Que os beijos e abraços sejam verdadeiramente demonstrações de gratidão e reconhecimento. E que os presentes porque ninguém é de ferro e todo mundo, inclusive as mães, adora ganhar sejam simbólicos e autênticos. Porque tenho certeza que quando nossa mãe não podia comprar aquele brinquedo caríssimo da Estrela, ela escolhia, dentre aqueles que podia, algum que a gente fosse gostar e nem lembrasse do jogo de grife, como de fato não lembramos, afinal estamos todos vivos e bem criados. 
Então, mãe, esse post de hoje é parte do meu presente já, já chego aí levando a outra parte e a sobremesa. É a minha forma de tentar expressar um pouquinho do que sinto e do quanto você é, foi e continuará sendo imprescindível em minha vida. É o meu jeito de dizer que, modéstia à parte, você fez um bom trabalho. Se hoje eu sou quem sou, e como sou, devo muito disso a você e a papai também, mas agosto ainda está meio longe. Se eu aprendi desde cedo a pensar, a ser crítica, a não querer ser igual a todo mundo e a andar com minhas próprias pernas, você foi a grande responsável por isso. Tenha certeza que, se um dia eu for mãe viu, gente não adianta ficar perguntando quando vem o filho, tá?, usarei muito do que me foi ensinado por você, e esta é a maior prova de que você fez o melhor que podia.
Te amo.

Para Sempre ( Carlos Drummond de Andrade )

Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.

Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.

Um comentário:

  1. Fiquei muito emocionada de saber que represento tanto mas a gente sempre acha que podia fazer mais... fazer melhor! A propósito feliz aniversario de casamento. tinha planejado uma comemoração conjunta mas a gripe furou o programa. Beijos!!!

    ResponderExcluir