quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Quando um final de semana vale por mil

O final de semana passado foi especial.
Primeiro porque as Meninas no Pedal fizeram seu primeiro pedal longo: Busca Vida - Praia do Forte - Busca Vida. 100km de superação de limites para muitas. O sol deu uma trégua no início, com uma nuvem amiga que nos acompanhou boa parte da ida. O final do percurso é meio puxado, com muitas ladeiras e o calor já atrapalhando. Mas chegamos: vivas, inteiras e realizadas.
Em Praia do Forte, a parada não foi muito longa, afinal era a nossa primeira vez, as novatas não estavam muito dispostas a comer muito e beber
Adiamos a saída em 30min, para que o sol não fritasse nosso juízo em todo percurso de volta.
O retorno complica logo no início. As mesmas ladeiras que pegamos no final da vinda agora temos de encarar na saída. O detalhe é que ainda estamos com o corpo frio e o sol está de rachar o coco.
A média de velocidade caiu um pouco, mas muitas novatas jogaram duríssimo e se mantiveram no pelotão de frente o tempo todo.
Eu estava me sentindo bem até o momento em que meu joelho deu o primeiro sinal de alerta, um pequeno incômodo que nunca tinha acontecido até então. Ignorei e segui em frente. Por volta do km 25, ele começou a doer de verdade. Buscava uma posição para pedalar, mas nada adiantava. À medida que a dor aumentava, meu desempenho piorava. Em toda parada, alongava na esperança de que a dor diminuísse, mas a cada reinício, via que não adiantava. Quando faltavam 10km, a dor estava beirando o insuportável. Eu sabia que deveria entrar no carro de apoio, mas o orgulho e a adrenalina não permitiram. Eu fui extremamente irresponsável, pois poderia ter me machucado de verdade. À essa altura, eu já pedalava somente com a perna esquerda, e ainda assim o joelho direito doía.
Chegar em Busca Vida foi uma realização, uma espécie de batismo mesmo. Tudo bem que agora estou de molho, mas valeu a pena #nãofaçamissoemcasa
Agradeço demais ao pessoal do Grupo Embarke na Catraca, que nos acompanhou e nos apoiou nessa empreitada. E parabenizo as Meninas no Pedal, que foram guerreiras e raçudas! 
Já domingo foi dia de ser voluntária! Mais uma Escola Bike Anjo bombando! Depois de aparecermos no Correio24h e na página da Prefeitura, sabíamos que o negócio por lá ia ferver, mas não esperávamos que fosse tanto assim.
Éramos 09 bike anjos, nesse número incluo a incansável Kari Góes, que recepcionou as pessoas de forma brilhante.
Os alunos não paravam de chegar, alguns conseguiram pedalar, outros não, mas a garra e a vontade foram a marca registrada do dia. Ver a felicidade estampada no rosto de cada um, perceber o ar de incredulidade por ter conseguido pedalar, receber um abraço de gratidão pela oportunidade, não há dinheiro que pague nada disso. 
Ainda rolou gravação de uma matéria com a TV Bahia e uma reportagem para o ATarde #maisbikeanjosporfavor
Os mais bacana de tudo foi ver, quando já havíamos encerrado a EBA, uma senhora, que não conseguiu vaga no dia, ser ensinada pela própria filha, apenas com o que ela ouviu de instrução. Lindo, emocionante!
Teve aluna que havia acabado de aprender ajudando uma outra, que ainda não havia conseguido pedalar.
Ou seja, além da EBA, instalou-se uma rede de solidariedade e aprendizado no Campo Grande que espero que se perpetue por toda Salvador!  
E então, foi ou não foi um final de semana maravilhoso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário