domingo, 10 de março de 2013

Caça ao tesouro (ou as aventuras de uma recém-casada em busca de um lugar para morar)

Poucas coisas atualmente têm me deixado tão irritada e chateada quanto a busca pelo apartamento.
Para quem não sabe, ou não lembra, meu apartamento, comprado na planta lá nos idos de 2010, com previsão de entrega em novembro do ano passado, só deve ser entregue em abril/2014 por muito favor. Assim, como quem casa quer casa, estou procurando desesperadamente por um canto para chamar de meu ainda que provisoriamente.
Mas, como nada na vida vem fácil, vou listar por partes as dificuldades que venho enfrentando.
A primeira delas foi o Carnaval. Os preços no Verão, em Salvador, ficam proibitivos. Além do mais, até o Carnaval, boa parte dos imóveis na cidade são alugados por temporada mercado que, aliás, descobri rentabilíssimo.
Com a proximidade do final do Verão, as coisas começam a retornar ao seu estado "normal". Aí começa a dificuldade de encontrar um apartamento mobiliado. Como eu vou me mudar novamente daqui a um ano ou um pouco mais, cheguei à conclusão que um apartamento já mobiliado seria a melhor solução, porque depois eu não teria o que fazer com sofá, guarda-roupa, estante, que poderiam não servir no apartamento novo. Só que essa decisão restringe bastante as minhas opções.
A outra dificuldade é achar um apartamento com uma cara minimamente aceitável. Gente, quanto apartamento horrível existe por aí! O que mais me impressiona é ver apartamentos novos e tão mal cuidados. Isso sem falar nos banheiros marrons. Isso já foi moda um dia, né? Não é possível!
Bom, os preços são um capítulo à parte. Tem gente pedindo por um quarto e sala o mesmo que por um 2/4.  Mesmo bairro. Oi? Não há nenhum padrão. Apartamentos horríveis e degradados com o mesmo valor de apartamentos super equipados. 
Depois disso tudo, dessa busca frenética em jornais e sites, tenho que dizer que estou esgotada. Tanto fisicamente ou você acha que é fácil conseguir visitar três apartamentos em uma manhã? quando mentalmente. Estou chateada, frustrada e desesperançosa. Olho os sites e vejo que já liguei para quase todos os apartamentos que estão anunciados e me vejo sem saber o que fazer. Imaginava me mudar no início de março. Já estamos no dia 10 e eu nem achei um apartamento ainda. Me vejo paralisada pela ideia de que vou me mudar e não consigo sequer fazer uma faxina no meu guarda-roupa, pois me pergunto para que, se vou me mudar.
Aí fico pensando se não devo aceitar que não vou encontrar um apartamento do jeito que eu quero e escolher algum dentre os que eu não gostei, mesmo que a cozinha seja uma porcaria ou o quarto horrível, mesmo que haja um tanque dentro do box ou uma máquina de lavar no banheiro.
Será que estar feliz independe do lugar? Será que voltarei satisfeita para casa sabendo que meu banheiro é marrom e a descarga é daquelas de puxar a cordinha? Ou que para cozinhar terei de me apertar numa cozinha que não deve ter nem 1m² de vão livre? Ou que terei de me sentar em um sofá cor de burro quando foge? Ou me deitar numa cama que range somente de olhar para ela?
Será que estou sendo exigente demais? 

Um comentário: