domingo, 28 de abril de 2013

Organizações Tabajara

Uma coisa que vem surpreendendo a mim mesma nesta nova rotina de casa é a organização.
Eu nunca fui um exemplo de pessoa organizada. De fato, toalha em cima da cama, copo ao lado do notebook, morrer de procurar algo que está na minha cara, nenhuma dessas afirmações é estranha a mim. É engraçado como Erico sempre brigou comigo por conta dessas situações.
Mas aqui em casa, agora, a coisa mudou um pouco de figura. Não que eu tenha me tornado uma pessoa neurótica por limpeza, afinal, tenho muito mais a fazer do que perder tempo para ver se a panela está brilhando como um espelho de cristal. Sandra vem 03 vezes na semana e tem sido mais do que suficiente. Tenho buscado, nos demais dias, que não fique prato acumulado na pia apesar de este ser, de longe, o serviço que mais odeio em casa, não deixar coisas espalhadas, não deixar nenhum local da casa se tornar um ponto de desova de tralhas, olhar a geladeira para não perder alimentos,  fazer reaproveitamentos para que nada estrague, preferir fazer uma pequena arrumação de 05 minutos do que não fazer nenhuma.
Erico, no entanto, me surpreendeu neste ponto. Não achei que ele fosse sair deixando rastros, do tipo, lava o prato, mas não lava a panela, tira o prato da "mesa" mas não tira o copo, deixa a toalha em cima da pia... Como ele sempre foi mais chato com essa parte de arrumação, achei que fosse continuar assim, mas não é isso que vem acontecendo. Por enquanto, no entanto, isso não tem me chateado, inclusive porque eu assumi o compromisso de tomar a frente das tarefas de casa, porque ele está envolvido com o doutorado #terminalogomomô!
Hoje, depois de uma pequena caminhada até o mercado que fica na Barra, depois de fazer um Lavoisier para o almoço, a tarde tem sido dividida entre lavar os pratos, bater temperos para aproveitá-los antes que estraguem, fazer um molho pesto com o manjericão que já estava quase seco na geladeira e procurar uma receita para usar o espinafre que comprei. Isso sem falar na roupa que já botei na máquina, já tirei e coloquei na corda improvisada, nos pratos que já guardei...
A parte mais difícil de manter tudo organizado, principalmente na cozinha, é a falta de espaço. Assim, tenho de fazer adaptações, manter as coisas em caixas, usar a máquina de lavar como prateleira... Isso me irrita um pouco, como também me irrita o fato de as coisas estarem empilhadas no armário. No entanto, como não tenho muito o que fazer, procuro não ligar muito para isso. Estou buscando soluções, como gavetas aramadas, ganchos para pendurar utensílios, mas definitivamente não vou vou tentar fazer o milagre da multiplicação do espaço.
Então, esta é a casa que eu tenho, é o espaço de que disponho e vou fazer dela o melhor ambiente que eu puder, mas não serei escrava de baldes e vassouras, pois mais importante na vida do que uma casa reluzente e perfumada é uma casa calorosa e acolhedora. Este sim é meu objetivo: fazer a cada dia dessa casa um lar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário