sábado, 25 de fevereiro de 2012

O pãozinho de Pirajuía

Eita, depois de tantos dias longe, acho que ainda estou me adaptando à velha rotina.
Sim, porque tenho de prestar reverência àqueles que conseguem se manter fiéis à rotina quando estão viajando. Pense bem: você está sentado ao redor de uma mesa com mais 7 ou 8 pessoas tomando café da manhã. Tem ovo mexido, café, pão torrado na chapa, cuscuz, batata-doce, banana da terra, sucrilho, iogurte, suco, tapioca etc. Aí você come sua fruta, sua castanha, toma o iogurte desnatado e um pedaço de cuscuz. E acabou. Aí, na hora do almoço, todos resolvem comer moqueca e ensopado de camarão. Hmm como fazer? Não comer? Comer um pouquinho só? Na hora do jantar, tome mais pão, tapioca e outras delícias. Agora multiplique o dilema por 6. Pronto, esse é o Carnaval em Pirajuía. Ah, esqueci o agravante: a chuva, que fez com que fosse difícil sair de casa em alguns dias.
Qual a solução para o impasse nutricional? Redução de danos. Não dá para dar uma de antissocial e deixar de sair com o grupo porque vão comer camarão. Ou sair da mesa do café antes para não ter vontade de comer além daquilo que foi prescrito. Só não vale comer achando que o mundo acaba no outro dia em todas as refeições, até porque provavelmente você já conhece todos os itens do cardápio e não vai morrer se não comer todos eles de uma vez só. Também vale lembrar que nem só de dominó e baralho vivem as tardes de sol. A chuva deu uma trégua, que tal jogar frescobol? E caminhar?
Depois do arrastão da quarta-feira de cinzas, as coisas voltam ao normal, exceto quando ainda se tem um casamento para ir na quinta-feira. Aqui não houve tanto problema assim. Tinha água de coco para beber, os pratos quentes eram opções bastante viáveis, um salgado aqui outro ali, experimentei uns três docinhos é, comia um pedaço e deixava o resto e pronto. Não bebi, não comi o bem-casado e nem a lembrancinha.
Hoje, claro, fui para a academia. Depois de dias sem preocupações alimentares, voltar à rotina também tem seu lado bom, principalmente quando não há culpa por ter se fartado do pãozinho de Pirajuía.

                                                                    
Para os que não sabem, segue a receita do famoso pãozinho:
Pegue um pão daqueles de interior, pode ser cacetinho ou de leite. Coloque manteiga, se quiser, queijo e presunto. Agora pegue uma chapa de torrar pão, só fica bom se for bem antiga, daquela que nem se fabrica mais. Torre o pão ao seu gosto (se quiser, pode deixar formar aquela casquinha de carvão). 
Voilà! Já pode se fartar.

Um comentário:

  1. Ahhhh em Ilhéus tem :) mas por motivos óbvios não temos em casa rs...

    ResponderExcluir