terça-feira, 2 de outubro de 2012

Limões, laranjas e reformas. O que isso tudo tem a ver?

Esses dias li um texto muito interessante sobre relacionamentos. O post fazia uma comparação das relações humanas com uma plantação. Falava que as pessoas compram sementes de limão e, quando a planta nasce, estranham porque não nasceu laranja. Aí reclamam que o limão é azedo. Inevitavelmente vem o questionamento: você não plantou limão? Por que raios esperava que nascesse um pé de laranja?
Outra comparação feita no texto é a de que pessoas começam relacionamentos como quem compra apartamento já pensando na reforma. Quem escolheu a pessoa/apartamento? Por que não escolheu um que não precisasse de tanta quebradeira?
Dá para dizer que alguém foi enganado? Que não viu bem a muda que estava levando? Ou de que a planta do imóvel não era bem o que você estava esperando?
Por que insistimos em um modelo que é fadado ao fracasso? Ou alguém ainda tem a ilusão de consegue mudar o outro? Por que não tentar ser feliz ao lado daquela pessoa que, apesar de ser diferente de nós e graças a Deus por isso, tem muitas qualidades e encantos? Se não tivesse, você não a teria escolhido lá trás, dentre tantas outras. 
É inviável procurar alguém que seja nosso espelho, nossa sombra. A beleza da vida e dos relacionamentos é conseguir lidar com aquelas pessoas que têm defeitos e quem não tem?, que tem convicções diferentes e até objetivos diversos. O desafio é encontrar os pontos em comum, buscar o equilíbrio, aprender a ceder. E não é demérito algum ceder!!!
Não adianta tentar mudar a essência do outro, até porque, com isso, o outro deixa de ser outro e passa a ser alguém de quem você nem sabe se gostará de verdade. Ninguém aqui defende a síndrome da Gabriela eu nasci assim, eu cresci assim, e sou mesmo assim, vou ser sempre assim, Gabrieeeeeela, eu sou a maior prova disso. A questão é que existem coisas que não mudam. Uma pessoa que é mandona nunca vai ser submissa. No máximo pode aprender a ponderar mais, ouvir os outros, entender que é preciso levar em conta a opinião alheia. Por outro lado, quem é passivo jamais será alguém com perfil de liderança e iniciativa. Tá, até podem existir exceções, mas as exceções servem, acima de tudo, para confirmar a regra.
Então, que tal olhar para o lado e abraçar seu pezinho de limão ao invés de ficar sonhando com laranja? Quem sabe não rola uma caipiroska bem gostosa? Ou então, pega seu apartamento e muda os móveis de lugar. Melhor do que sair quebrando tudo. Depois, nem você vai saber o que fazer com tanto entulho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário