sexta-feira, 7 de outubro de 2011

A propaganda é a alma do negócio

Estou de volta, depois de muito banho de mar e quase 2.000km rodados de Salvador até Pernambuco (é, dei uma esticadinha na viagem).
Vou fazer um relato rápido sobre algumas impressões desse nosso roteiro de férias.
A primeira coisa é que chegando em Alagoas, dificilmente você vai ver uma praia feia. Também não vá achando que todas as praias tem a cara do Caribe. Muitas delas são bonitas. E ponto. Não viaje iludido, ok?
Se você quer rapidez, pegue a BR-101 e depois quebre para onde você quer ir. Se não está com pressa, pegue a AL-101 e vá curtindo o visual. Dá para ir parando de praia em praia e conhecer muitos lugares.
Nossa primeira parada foi em Coruripe. Cidade simples, praia bonita, comida péssima. Poucas opções. O artesanato vale uma olhada com carinho, principalmente na associação que fica pertinho da praia.
Barra de São Miguel já é mais desenvolvida, tem barracas por toda a orla e, com isso, mais gente. A praia é bonita, mas não tem nada demais.
Maceió tem uma orla bonita, aquele marzão verde impressiona. A cidade, em si, é meio acanhada. Achei a alimentação mais barata do que em Salvador.
A praia do Gunga tem um belo visual, vale uma parada para fotos lá de cima. Lá embaixo, é meio farofa. para quem gosta desse tipo de programa, é um bom lugar.
São Miguel dos Milagres é uma praia quase deserta. Bem bonita, mar gostoso de tomar banho. Para ficar o dia tem de ser na base do isopor. Não sei se mais perto da cidade tem alguma estrutura de barraca. O pedaço em que ficamos não tinha nada mesmo. Mas vale muito a visita.
Para chegar em Porto de Pedras tem de fazer uma travessia de balsa pelo rio, bem rápida, mas bacaninha. A praia é aquele encontro de rio com mar que dá um belo visual. Não deixe de subir até o farol para tirar fotos maravilhosas. A área é federal e, em tese, a entrada é proibida.
Japaratinga também vale a visita. A praia tem uma orla simpática e dá uma boa caminhada. Em alguns trechos mais distantes, vimos esgoto saindo de casas que ficam à beira-mar, o que me decepcionou bastante. Também não vi muita propaganda de receptivos que fazem passeios para as piscinas naturais de lá.
A praia de Maragogi, em si, é bem normal. Muitas lojinhas, bares e restaurantes, que também fazem os passeios para as piscinas naturais.
A praia de Peroba, onde ficamos, é, na minha opinião, a mais bonita da região de Maragogi. Bem tranquila, visual bonito, mar bom de tomar banho, tem uma piscininha perto, ou seja, a combinação perfeita.
A melhor surpresa dessa viagem para Alagoas foi a Praia dos Carneiros, que fica em... Pernambuco!!! Sim, demos uma esticada e foi uma das melhores decisões dessa viagem. O lugar é lindo de verdade. A praia estava tranquila, um privilégio da baixa estação e da quarta-feira. O acesso à praia, de carro, é feito pelas barracas. Ficamos na Bora-Bora, sobre a qual já tinha lido. É uma ótima estrutura, que vale os R$ 50,00 de "estacionamento" que se paga. Esse valor é revertido para consumação. Os preços na barraca são proibitivos, é bom que se diga. Vale levar uns lanchinhos na sacola para não ter de encarar uma conta de sabe lá quantos dígitos no final do dia. Há também o passeio para a igrejinha, cruzeiro, banho de argila, banco de areia e piscina natural. É mais vantagem fazer com a lancha, porque não tem de ir com aquele bando de turista que às vezes demora em lugar que não vale à pena e passa batido por aqueles lugares que mereciam mais atenção. Vale chorar no preço também, principalmente se estiver em grupo ou se o movimento estiver fraco.
Quanto ao famoso passeio das piscinas naturais das Galés, tão conhecido pelas fotos maravilhosas, merece mais detalhamento. As piscinas naturais dependem não somente da altura da maré, mas também do Sol! É nessas condições que se formam as tão estonteantes piscinas. É muito, mas muito importante que você procure saber a altura da maré. Em determinadas alturas, o passeio não é feito. Mais do que 0.5 já não vale à pena, porque quase não forma a piscina. Nós só conseguimos fazer no último dia, com a maré 0.5 e mesmo assim estava com uma correnteza que dificultava um pouco transitar pela piscina. A vantagem foi que estava bem vazio, somente cerca de 10 pessoas (na alta estação, chega a 600!!!), o que deixou o passeio quase exclusivo. Outra dica é em relação às fotos. Assim, a piscina é enorme e tem muita coisa para ser vista (eu vi um peixe que parecia uma cobra, vi um búzio enooorme e vi Dori - continue a nadar, continue a nadar), mas quem tira as fotos fica praticamente só perto do barco, com o fotógrafo com um pedaço de pão na mão. Aí você tira foto beijando embaixo d'água, mergulhando, boiando, com snorkel, sem snorkel e, no fim das contas não vê é nada. Vale ponderar para ver o que é mais importante. Ah, o snorkel é imprescindível e não está incluído no passeio. Muitas vezes a pousada empresta. Uma caixa estanque para a máquina fotográfica também é um bom investimento, ou uma máquina subaquática. Pelo menos você se livra dos fotógrafos. Ah, existe a possibilidade de se ficar enjoado.
Outra coisa que preciso dizer é sobre a pousada. Fiz a compra do pacote através de um site de compra coletiva, o TripZ. Eu já havia visto o site dessa pousada e gostado, mas ainda não tínhamos decidido onde ficaríamos, até que recebemos a oferta do pacote e resolvemos arriscar, até porque, pelo preço de uma suíte standard, ficaríamos em um chalé top. Quer saber? O risco compensou demais. A pousada é maravilhosa, o quarto, quer dizer, o quarto e sala é super equipado, inclusive com micro-ondas, dois aparelhos de tv, sofá, varanda e vista pro mar. O café da manhã é bastante completo, com muita opções e boa comida. Os preços do cardápio também são atrativos e a comida não deixa nada a desejar. O atendimento foi impecável, todo mundo muito simpático e preocupado com o nosso bem estar. O nome da pousada é Barra Velha. Se receberem alguma promoção de lá, não hesitem, porque vale cada centavo.
Depois falo melhor sobre a alimentação por lá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário