sábado, 24 de março de 2012

Mulher de fases!!!

TPM é uma coisa injusta para caramba. 
Repare só: além de ficarmos menstruadas, ter cólicas e ficarmos inchada durante "aqueles dias", ainda temos de sofrer nos dias anteriores.
Eu graças a Deus nunca penei terrivelmente com cólicas. Na verdade, a minha "cólica" acontece na lombar e nos joelhos desde sempre. Conheço gente que tem náuseas de tanta dor, então, por enquanto, prefiro a minha.
Também nunca tive crises absurdas de TPM, daquelas de rosnar para as pessoas e até morder, se duvidar. Conheço mulheres que se transformam algo como o médido e o monstro de saias ou gremlins durante esse período. Não tenho pretensão de discordar do poder dos hormônios no corpo de alguém, mas tenho cá minha desconfiança de que algumas de nós usam essa desculpa para poder se descontrolar em vários aspectos e ficar resguardada, digamos assim. Bom, cada uma luta com as armas de que dispõe.
No meu caso particular, tenho notado efeitos mais significativos da TPM de uns tempos para cá. Um mau humor levemente insistente, sensibilidade, impaciência e um quê de melancolia. 
O que mais me irrita, no entanto, não são esses sentimentos, mas sim, saber que eles são fruto do turbilhão hormonal que acontece dentro de mim e que eu não posso fazer nada contra isso! Ou seja, eu sei que minha irritação não vem de um fator externo, mas sim dos estrogênio, progesterona, neurotransmissores, sódio, serotonina e mais um bando de substâncias dentro de meu corpo. Mesmo assim, a única coisa que é possível fazer é lidar com seus efeitos. Reconhecer a ansiedade, evitar conflitos, controlar a alimentação, todas essas são táticas para minimizar os estragos. Só que, infelizmente, não temos como prever todas as situações passíveis de gerar um stress. Algumas delas nem seriam assim tão relevantes nas CNTP, mas, na TPM, assumem proporções épicas os namorados, maridos, companheiros e ficantes que o digam.
O que fazer então além de emendar adesivo em cima de adesivo? Reza pra acabar!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário