sexta-feira, 9 de março de 2012

Promessa é dívida

Aqui estou eu fazendo o post que deveria ter sido escrito ontem. Mas como todo dia é nosso dia inclusive ganhei meu presente hoje vamos ao que interessa.
Desde que nasci, só sei ser mulher, com todas as suas dores e delícias. Imagino que ser homem, em vários aspectos, deve ser mais fácil. Por outro lado, nos tempos atuais, eles também devem ter lá as suas questões.
É ter de lidar com trabalho, cólica, anticoncepcional, trânsito, academia, dieta, cuidados com a saúde, exame preventivo, tudo isso em cima do salto, maquiada e de unhas feitas. 
É pensar na possibilidade de ser mãe com um olho na barriga que ainda não existe e outro na conta bancária e no plano de cargos e salários, e administrar a culpa quando a carreira faz com que adie mais uma vez os planos da gravidez.
Ser mulher é também lutar pela feminilidade, pelo direito de ser mulherzinha sem que isso afronte nossos direitos e conquistas.
Ser uma mulher de personalidade forte é aprender a ouvir que é o homem da relação e não se deixar atingir por tamanha bobagem. 
Ser mulher é enfrentar olhares de críticas, por comportamentos que afrontem a moral e os bons costumes. É não poder gozar plenamente de sua sexualidade sem correr o risco de ser taxada de vagabunda. 
Ser mulher é não poder aceitar uma gentileza, sob pena disso ser esfregado na sua cara como querer direitos mas não deveres iguais. 
Ser mulher é ter de aprender a dividir tarefas e responsabilidades. É entender que não somos infalíveis nem donas da verdade. É se convencer de que os outros também são capazes. É admitir que sim, há pessoas que fazem coisas melhor do que a gente. É aceitar que nem tudo que dá errado para nós pode ser atribuído ao machismo. É ter de se policiar para não assumir os comportamentos machistas que tanto criticamos.
Ser mulher é poder se orgulhar de tudo que já conquistamos, mas ter a humildade em reconhecer que há um longo caminho de aprendizado pela frente, para que o equilíbrio entre as diferenças seja enfim alcançado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário