sábado, 3 de março de 2012

Do que você se arrepende?

E não me venha com aquela história de "só me arrependo daquilo que não fiz" ou "faria tudo igual". Todo mundo já passou por uma situação da qual não gosta nem de lembrar. Ou fica com o rosto vermelho só de pensar em coisas que falou para determinada pessoa.
Eu tenho vários arrependimentos. Vários escândalos e chiliques. Várias palavras cruéis. Várias posturas intransigentes.
Quando li essa matéria, lembrei de filmes, poemas e músicas com essa temática. Quem não viu "Antes de Partir", com Morgan Freeman e Jack Nicholson? Quem não leu "Instantes", atribuído a Jorge Luis Borges, mas de autoria desconhecida? Quem não ouviu Epitáfio, dos Titâs?
O texto falava sobre o livro "The top five regrets of the dying" ou, em tradução livre, os cinco maiores arrependimentos dos pacientes terminais, da enfermeira australiana Bronnie Ware.
Engraçado que nenhum dos arrependimentos se refere a bens materiais. Talvez porque as pessoas já percam tanto tempo na vida preocupadas em adquirir riquezas que, no momento da morte, percebam o quanto isso foi inútil.
Vamos a eles?
1 - Eu gostaria de ter tido coragem de viver uma vida fiel a mim mesmo, e não a vida que os outros esperavam de mim.
2 - Eu gostaria de não ter trabalhado tanto.
3 - Eu gostaria de ter tido coragem de expressar mais meus sentimentos.
4 - Eu gostaria de ter mantido contato com meus amigos.
5 - Eu gostaria de ter me permitido ser mais feliz.

Sabe o que eu percebi com isso? Que nossas escolhas fazem toda a diferença em nossas vidas e, consequentemente, na nossa morte. Somos nós que decidimos se o trabalho vai dominar a nossa existência, se vamos telefonar para aquele amigo que não vemos há tempos, se vou pedir perdão àquela pessoa que amo por ter sido grosseira... 
Talvez a parte mais difícil, no entanto, seja essa: assumir que nós somos os responsáveis pelas nossas decisões. Afinal, é muito mais fácil dizer que a vida nos afastou de nossos amigos, que a vida anda muito corrida ou que a vida fez com que eu me tornasse uma pessoa fechada... 
A vida, no entanto, é o que fazemos dela. O que você está fazendo da sua?

Nenhum comentário:

Postar um comentário