sexta-feira, 27 de abril de 2012

Somatizando...



Essa semana eu passei por uma situação muito chata.
Eu estava muito ansiosa e preocupada com algumas questões no trabalho. Ao longo do dia, me vi ainda mais tensa e nervosa, tanto que comecei a sentir taquicardia.
Quando me dei conta, já estava com a cabeça doendo, tudo fruto de ansiedade. Só para constar, eu fui dormir com dor de cabeça.
Isso é só para ilustrar como nossas emoções e sentimentos influenciam nosso corpo. Muitas vezes, eles são determinantes para o surgimento ou a cura de doenças. Como não acreditar nisso?
Eu sei que parece uma coisa meio mística, quase como uma crendice ou fé, mas eu não vejo dessa forma. Claro que existem pessoas que se apegam à religiosidade para ter mais força e buscar sua cura. Só que não é necessário a busca por uma divindade para conseguir alcançar uma frequência positiva com o intuito de se curar.
Da mesma forma, sentimentos ruins têm impacto brutal em nosso corpo. Quem nunca teve gastrite nervosa? Quem nunca ouviu falar que doenças de fígado têm relação com a raiva? Que quem guarda mágoas e tristezas tem probabilidade de desenvolver um câncer?
O que nós precisamos entender, de uma vez por todas, é que corpo e mente funcionam de forma inteiramente conectada. Os objetivos de um dependem da cooperação do outro. Não conseguimos colocar a cabeça no lugar quando estamos doentes ou cansados. Não conseguimos perder peso, perder medidas, ganhar músculos enquanto nossa mente não se convence de que é isso mesmo que queremos.


Mens sana in corpore sano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário