domingo, 2 de junho de 2013

Eu sou baiana e meto o pau mesmo!!!

Como muitos já sabem, atualmente moro em Ondina. Aproveitando a proximidade da praia, tenho procurado, sempre que sobra um tempinho, dar uma caminhada viu, Danilo Almeida, caminhada! na orla, afinal, é quase um pecado desperdiçar esse cenário incrível de sol, céu e mar.
Mas sempre tem um mas fico triste de ver a situação de nossa orla. E tem mais. Baiano não gosta que "gente de fora" fale da Bahia, porque é preconceito contra nordestino, é inveja e blá blá blá. Mas nós mesmos podemos meter o pau. Então, baianos, não fiquem tristes com algumas coisas que vou dizer.
Nossa orla fede a xixi. Sim, Danilo Gentili tinha razão. É embaraçoso admitir isso, mas é a mais pura verdade. Aliás, nem é tão verdade assim, porque, em alguns lugares, a orla também fede a cocô. Em determinados trechos, que já são até conhecidos, sou obrigada a praticar uma modalidade esportiva chamada caminhada em apneia. E olhe, estou ficando boa nisso!!! Sinceramente, tenho mesmo vergonha do que os visitantes irão pensar de nós durante a Copa das Confederações e a Copa do Mundo. Não importa se eu e você nos apertamos até encontrar um banheiro. A fama fica pra todo mundo. Tenho mais vergonha ainda por nós, que somos obrigados a lidar com esse fedor terrível apenas porque alguns homens acho que 98% são homens simplesmente acreditam que podem colocar seu pau para fora em qualquer lugar. Daí porque vemos taxistas parando seus carros no meio da rua para se aliviar no primeiro muro livre que encontram, passageiros fazendo xixi em pleno ônibus, mães colocando seus filhinhos para fazer xixi em vasos no shopping porque é criança, não tem problema não. Sim, tem de tudo mesmo.
Nossa orla tem calçadas vergonhosas. Isto é, quando tem calçada e não um bando de pedras portuguesas soltas e misturadas com areia. Nossas calçadas tem batentes sem propósito, buracos, postes que atrapalham a circulação. Concluo então que somente podem transitar pelas nossas calçadas pedestres, aqui entendidos como aqueles que andam a pé, sem problemas ósseos de qualquer natureza, sem auxílio de bengalas ou andadores. Ficam excluídos os usuários de cadeiras de roda.
Ainda em relação às calçadas, elas são ridiculamente estreitas. Se imagine dividindo espaço com pessoas correndo, fazendo caminhadas ou simplesmente passando. Agora acrescente os camelôs, as baianas de acarajé, as crianças com skate, os adolescentes com patins, os usuários de transporte público aguardando no ponto de ônibus... Pimba, calçada super lotada! Em João Pessoa, as calçadas são tão largas que todos esses cidadãos convivem de forma quase sempre harmônica. Ou seja, não é impossível ter um equipamento público democrático e funcional.
Nossa orla conta com uma péssima iluminação. Esclareço com o perdão do trocadilho: em alguns trechos da orla, somente temos iluminação de um lado da via. Como se isso não bastasse, os postes funcionam de forma alternada. Um funciona, outro não, outro não, outro funciona e assim sucessivamente. Para piorar, nos postes que possuem lâmpadas viradas tanto para a rua como para a praia sim, porque a praia pode e deve ser frequentada também à noite atualmente só as lâmpadas viradas para a rua estão acesas naquele esquema um sim, outro não, outro não, outro sim etc. Para piorar, quando a lâmpada está acesa, a copa das árvores, em vários lugares, atrapalha a já deficitária iluminação. Ou seja, para deixar bem claro, passar por alguns lugares da orla é um risco enorme.
Por fim, vou falar da Rua de Lazer. Existe essa iniciativa da Prefeitura em outros bairros, mas somente posso me pronunciar sobre os locais que frequento. Aos domingos, um lado do Dique do Tororó é fechado para carros. O dique tem uma circunferência de 2,6km, então, temos aproximadamente 1.300m reservados para a prática de lazer, que, diga-se de passagem, são muito bem aproveitados pelos soteropolitanos. Na Barra, o trecho é um pouco mais modesto. São cerca de 500m disponíveis para ciclistas, skatistas, patinadores, corredores, donos de cachorros, pais, crianças etc.
Preciso dizer o quanto isso é ridículo? Em Brasília, o Eixão do Lazer conta com "apenas" 14km disponíveis para a população usufruir aos domingos. No Rio, são pelo menos 6,5km na beira mar onde é proibida a circulação de carros nesses dias. Isso sem falar em Buenos Aires, em que avenidas inteiras eram tomadas por pessoas praticando todo o tipo de esportes ou caminhando despretensiosamente em busca de uma árvore para se sentar sob sua sombra e ler seu livro. Mesmo durante a semana. Como se contentar com 500m quando se pode ter, para dizer o mínimo, 2km, entre o Porto da Barra e o Cristo?
Para finalizar porque o desabafo já está grande como a indignação sair do conforto e segurança da academia do prédio para praticar uma atividade ao ar livre não deixa de ser um esporte de aventura hoje em dia. É lidar com obstáculos físicos, é se arriscar a passar por lugares escuros, é transitar por moradores de rua, que podem estar sob o efeito devastador do crack, é desviar de cocô de gente e de cachorro, é estar sujeito a ser assaltado ou, Deus nos livre, coisa pior.
Ainda assim, continuo saindo para caminhar. Porque não me canso de ver o Farol da Barra de lá do Cristo, lindo, seja de dia, seja de noite. Porque o azul do mar ainda me hipnotiza. Porque adoro tomar água de coco na beira da praia. Porque vejo uma população ávida por equipamentos públicos de qualidade, então nós temos de ocupar esses espaços, correndo, caminhando, andando de bicicleta, skate ou patins, brincando com nossos filhos, netos ou cachorros, fazendo yoga ou slackline, pulando na cama elástica ou simplesmente fazendo nada. O que importa é que a orla é nossa e nós temos o direito e o dever de usá-la e de preservá-la.

2 comentários:

  1. Bonito é quando fazem xixi no chão de posto de saúde!!

    ResponderExcluir
  2. Se todos se unirem, quem sabe as coisas poderiam mudar!!
    Uma cidade tão famosa internacionalmente, lá fora sempre é perguntando sobre a Bahia, Salvador.
    O brasileiro que não conhece Salvador, não deveria nem sair do seu país. Acredito ser obrigatorio conhecer onde tudo começou, e espero que tudo não venha a se acabar!!

    ResponderExcluir