sábado, 5 de novembro de 2011

TPM durando um mês inteiro: sim, isso é possível

Duas coisas importantes aconteceram nesta última sexta-feira.
A primeira é que graças a Deus recebi alta da fisioterapia. Quer saber? Nem via mesmo muito sentido no que estava fazendo, pois todos os exercícios da minha série lá também são feitos no Pilates. O fato de eu não sentir dor também foi determinante para minha liberdade. Claro, não devo esquecer de ter atenção na hora dos exercícios, ficar de olho se não vou sentir dor, etc etc etc. Menos uma atividade no meu dia, o que é ótimo.
O outro acontecimento foi o retorno a Dr. Alessandro, depois de 02 meses. Daí que o bicho pegou. Lembram daquela bioimpedanciometria que eu fiz? Se não lembra, clica aqui. Na época, eu enviei o resultado para ele por email, e a orientação tinha sido manter o que vinha fazendo, com a mesma disciplina. Nesse meio tempo, vale lembrar, apareceu o problema nos joelhos, vieram as férias, o ritmo meio doido de trabalho y otras cositas más. Resultado dessa equação? Não alcancei o resultado esperado. Óbvio.
O que eu achei interessante é que o resultado esperado não é aquele que consta na conclusão da bioimpedanciometria, que, segundo Dr. Alessandro, é irreal, a não ser que eu queira seguir para uma nova carreira de fisiculturista. Pelo exame, eu deveria perder 10kg!!!! Mas ainda há sim, peso a ser perdido, por conta do percentual de gordura, que está alto.
Vou abrir um parêntese aqui. Outro dia vi um programa, Perdas e Ganhos, no Home and Health, com Cynthia Howlett, em que a pessoa que seria ajudada comia horrores, várias frituras e porcarias, enchia o talo de batata super gordurosa, estava mega gordinha e o percentual de gordura estava abaixo de 30%. Eu, que já perdi 09 quilos, faço atividade física, como super direitinho, estou com o percentual em 38%!!!! A vida realmente não é justa. Fecha parêntese.
Por conta disso tudo, o que vai acontecer este mês é o seguinte: redução de carboidrato. Claro que isso obviamente nem chega aos pés daquela loucura que é Ravengar ou a dieta da proteína, até porque não vou me entupir de carnes gordurosas, queijos, embutidos e companhia limitada. Por exemplo, carne vermelha continua fora, frutos do mar também.
Evidentemente, o tão temido efeito colateral das dietas que restringem o consumo de carboidrato pode acontecer: mau humor. É por isso que esse tipo de intervenção jamais pode se estender por um longo período, porque os efeitos em nosso corpo são desastrosos, inclusive com a sobrecarga de gordura metabolizada, o que pode afetar o fígado.
Para combater o mau humor, estão liberadas frutas secas, bananada sem açúcar e barrinha de cereal. Outra coisa interessante é já saber que ele pode aparecer e ter consciência de sua origem. Isso faz toda a diferença, porque precisamos usar nossa mente a nosso favor. Estar preparada para esse possível efeito é não ser pega de surpresa e poder minimizar a sua intensidade e seu alcance em relação a terceiros, que, venhamos e convenhamos, não têm nada a ver com o fato de você passar um mês sem comer pão, certo?
É preciso ficar muito atenta aos lanches, por conta da atividade física, que se mantém na mesma intensidade. Não pode pular refeição mesmo!!!! O suco verde ganhou uma turbinada com o acréscimo de chá verde, mas, como eu já tomo termogênico antes das atividades físicas, o chá só entra nos dias em que eu não me exercitar, que é para eu não ficar muito agitada ou ansiosa.
Estou entrando nessa fase diferenciada confiante, mas sem neura. Sei que consigo manter a disciplina em busca do resultado desejado. As mudanças que implementei em minha vida já são uma realidade, então é difícil retroceder. Alcançar a meta traçada é a certeza de que, dali em diante, é conservar aquilo que já foi conquistado, sem radicalismos para um lado ou para outro. No fim das contas, a única coisa que importa de verdade é a saúde, o resto vem como consequência.
Rumo ao dia 09/12!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário