quarta-feira, 18 de julho de 2012

O que achar das pessoas que acham

Não é novidade para ninguém que já fui adepta de dietas malucas. Dieta da lua, da sopa, japonesa, do shake, da ração humana, ravengar. Desconfio que, quanto mais extravagante o nome, mais atrativa a dieta e provavelmente mais nefastos os seus efeitos.
O que consegui com todo esse "conhecimento acumulado"? Nada, só fiz mal ao meu corpo durante anos a fio e o tornei ainda mais resistente à perda de peso quase como uma super bactéria se torna inatingível pelos antibióticos.  Ou seja, eu tenho plena consciência da merda que fiz a mim mesma desde que eu tinha 12 anos. É mais de uma década de estrago.
E eu posso alegar falta de informação? De jeito nenhum. Sempre fui a nutricionistas, endocrinologistas, a internet está aí com várias revistas e publicações respeitadas e outras nem tanto, facilmente identificáveis. Ou seja, o tema sempre esteve acessível para mim. O bê-a-bá eu sempre soube. Faltava vontade de fazer. Faltava determinação. Na verdade, eu não queria emagrecer: queria ser emagrecida. Como se 10kg a mais tivessem surgido do nada.
É exatamente aí que quero chegar. Hoje sou acompanhada por um nutricionista que entende exatamente qual é meu objetivo. Ele, desde o primeiro momento, apesar da postura radical em relação a determinados alimentos, manteve um posicionamento ponderado e razoável em relação às nossas metas inclusive revendo-as, quando necessário e às minhas limitações, sejam estas ligadas ao meu biotipo ou problemas de saúde.
Meu personal também nunca perdeu de vista até onde podemos e queremos ir. Trabalhamos com uma combinação de fatores complicada para chegar a um resultado que me agrade e que não seja agressivo com aquilo que é determinado geneticamente obrigada, mãe, valeu, pai
Meu professor da natação idem, que sabe quando, quanto e como ele pode intensificar os treinos, analisando a minha técnica, meu espírito competitivo e meus objetivos. Não foi à toa que ele incentivou a minha mudança de horário para a manhã.
Deu para perceber que meu trabalho é todo feito com auxílio e supervisão de profissionais formados, preparados e com experiência em sua área? Ótimo. Guardem essa informação.
Tendo em vista a minha dificuldade em ganhar massa muscular 05 meses de musculação e pilates e quase 0% de aumento, que tal?, eu passei a fazer uso de proteína isolada e BCAA. A proteína isolada é fabricada a partir do soro do leite e o BCAA são aminoácidos. E eu já usava um termogênico à base de guaraná, casca de laranja e chá verde, para tentar manter o meu lerdo metabolismo ligeiramente acelerado.
Aí vem a cena clássica. A pessoa me vê tomando termogênico antes da atividade física, ou a proteína, o BCAA e água de coco depois, e aí vem me perguntar o porquê de eu estar usando essas "coisas". Começa o discurso de que nossa alimentação é suficiente, de que eu poderia comer carne e feijão depois da atividade física que daria no mesmo, blá blá blá.
Mas não se enganem. Há a situação diametralmente oposta. Quando eu falo como uso esses suplementos, sempre aparece o entendido que diz que tal dosagem é irrelevante ou que eu deveria mudar a forma prescrita pelo nutricionista.
Daí eu penso cá com meus botões: para que profissionais da área de saúde, nutrição e educação física se tudo está na internet? Tanta gente consegue aumentar massa muscular, perder peso, reduzir colesterol, baixar taxas de açúcar. Tanta gente prescreve dietas eu mesma já fiz isso, sucos mirabolantes e receitas milagrosas para qualquer coisa que se imagine. Acredite, há quem faça tabela de treinos!! Eu realmente fui muito incompetente de não ter conseguido perder 10kg usando toda a informação disponível nos sites e com os amigos. Poderia ter tomado qualquer coisa óleo de coco, chá verde em cápsula, óleo de cártamo e perdido peso rapidinho. 
É, perdido peso, saúde e talvez minha sanidade.
Então se não ficou claro até agora, vou repetir mais uma vez. A minha fase de fazer loucuras já passou. A de autodidata também. Eu confio naquilo que os profissionais que escolhi para me acompanhar estão me prescrevendo. E faço isso porque sei que eles não traçaram metas absurdas, irreais ou insanas para mim. Porque sei que eles estudaram para saber que determinadas substâncias trazem benefícios se usadas da forma correta e orientada. Porque sei que toda informação precisa ser analisada dentro do contexto pessoal do aluno/paciente, considerando ainda seus objetivos e limitações, não importa se físicas ou psicológicas, e é isso que esses PROFISSIONAIS fazem. Então, a não ser que seja para me trazer alguma informação relevante para me convencer do contrário, você pode até me dizer que prefere não usar nenhum suplemento, mas não me trate como se eu utilizasse anabolizantes, pois estou dispensando o achismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário