domingo, 15 de janeiro de 2012

Depende de nós (?)

Felicidade... Palavrinha cantada aos quatro ventos, desejada, escrita nos cartões de parabéns, nos murais do facebook...
Essa é uma daquelas coisas que a gente não sabe bem o que é, mas deseja ardorosamente.
Meu questionamento nem vai para a questão quase existencial do que seria a felicidade, afinal, em termos de complexidade, ela está no mesmo nível de "De onde viemos e para onde vamos?", "Existe vida após a morte?" e "Existe vida extraterrestre?".
Minha dúvida é se a felicidade é um estado de espírito ou um estado social. Explico. A felicidade de alguém depende unicamente dessa pessoa ou está intrinsecamente ligada às pessoas à sua volta? O sentimento de felicidade consegue se sobrepor à opinião alheia? Ou estar feliz tem uma relação com aquilo que as pessoas importantes nas nossas vidas também pensam e sentem?



2 comentários:

  1. Interessante Cella sempre acabo divagando sobre a 'felicidade'. Hoje acredito que a felicidade é um estado momentâneo (como diria Caetano, ou não). Que o que expressamos como felicidade é o estar pleno de alegria, esta sim é que dá e passa o dia todo. Mas não faço alarde sobre essa minha teoria, apenas acredito que é assim. O estado de felicidade é onde o 'meio' e o interior se encontram, com o equilíbrio vem o estado ;) #filosofando

    ResponderExcluir
  2. Profundo mesmo :)
    Acho que é importante ter o seu modelo e não tentar se enquadrar em fórmulas encapsuladas sobre o que é felicidade, né não?

    ResponderExcluir