domingo, 12 de janeiro de 2014

Detox - Dia 02

Bom, sobrevivi ao primeiro dia, apesar de inúmeras idas ao banheiro. Não rolou dor de barriga nem nada, apenas trabalho intenso do intestino mesmo.
Hoje o dia foi basicamente suco verde, mas também tomei suco de melancia, suco de mamão com laranja e suco de uva com maçã. Senti menos fome do que ontem, mas, pela manhã, senti um pouco de sono, não sei se foi algum princípio de hipoglicemia. Não tive dor de cabeça, nem tontura.
Quanto às acnes, minha cara não pipocou não, tem apenas um lugar com uma pequena inflamação. Espero que não piore mais do que isso, senão vou à falência com tantos cosméticos.
Amanhã já rola salada de fruta e salada de verduras. Eu até fiquei animada, até descobrir o que de fato é verdura.
Você sabia que existe uma resolução da Comissão Nacional de Normas e Padrões para Alimentos definindo o que é verdura, legume, raízes e tubérculos dentre outras coisas, como frutas secas, polpa de frutas, compota, cogumelos etc? Aliás, você sabia que existia uma Comissão Nacional de Normas e Padrões para Alimentos? Pois é, nem eu.
Aí eu, toda feliz, achando que amanhã ia rolar uma cenoura, um tomate... Cataploft! Vai estudar, burra!
Então vamos lá. Segundo a Resolução 12/1978 da CNNPA, o produto será designado verdura quando utilizadas as partes verdes, legumes, quando utilizados os frutos ou as sementes, especialmente das leguminosas e raízes, tubérculos e rizomas, quando utilizadas as partes subterrâneas.
Ou seja, verdura é a parte geralmente verde das hortaliças, utilizadas como alimento no seu estado natural. Legume é o fruto ou a semente de diferentes espécies de plantas, principalmente das leguminosas, utilizados como alimentos. Raízes (ex. cenoura), tubérculos (ex. batatinha) e rizomas (araruta) são as partes subterrâneas desenvolvidas de determinadas plantas, utilizadas como alimento.
No entanto, não sei exatamente se, em termos nutricionais, essa classificação é seguida à risca. Na tabela abaixo, por exemplo, vemos que a cenoura está classificada como um legume, apesar de ser, pela definição, uma raiz. Parece que juntaram os legumes e as raízes.
Quanto às verduras, acho que não há muita polêmica. É praticamente só folha mesmo ou seja, amanhã continuo lenhada.
Acho que essa tabela dá um bom panorama e esclarece algumas dúvidas se bem que no meu caso eu não tinha dúvida, sempre tive certeza de que cenoura e batata eram verduras. Se alguém conhecer outra tabela mais correta, mais detalhada, manda pra cá!








Nenhum comentário:

Postar um comentário